Imagem capa - Cinco razões para se apaixonar pelas mini festinhas em casa por Jaqueline Porto
Mini FestinhasFestas Infantis

Cinco razões para se apaixonar pelas mini festinhas em casa

As mini festinhas em casa estão virando alternativa durante a flexibilização da Pandemia. Quer saber por quê? Vou te contar e ainda, falar de cinco razões para isso!

Onde você estava quando o governo da sua cidade declarou a quarentena por causa da pandemia do COVID-19? Por aqui, aconteceu um dia depois da festa de 4 anos da minha filha e apesar do medo de não saber o que viria pela frente, me senti aliviada por já termos conseguido comemorar o aniversário dela. Investi muito tempo e dedicação na organização do evento e mudar todo o esquema seria um transtorno que eu não queria naquele momento. Ninguém quer, né?

Mas, se você tem filho (a) que fez aniversário depois de meados de março, com certeza repensar toda a festa de aniversário do seu filhote foi necessário. E por aqui claro que eu senti isso, afinal tinha várias festas já fechadas e foi preciso lidar com toda a modificação na agenda, clientes preocupados, chateados e, sem esquecer, com medo. Claro!

Acredito que essa insegurança e irritação tomou conta de todo mundo. As crianças sem aulas, afastamento dos avós, dos amigos, trabalho em home-office, gente que não pode deixar de trabalhar. Nossa, cansa só de lembrar. E não acabou, mesmo com a flexibilização das regras, né mores? 

Mas, a bonança vem mesmo durante a tempestade e se tem algo que eu considero incrível durante esse período foram as mini festinhas em casa. Acompanhei várias pelo Instagram, fiquei encantada com todas e quando retomei minha agenda e passei a fotografar esses mini eventos, passei a ficar ainda mais feliz. Em diversos momentos, relembrei minha infância, sempre com festas em casas (mas muito mais lotadas, claro...rs), testemunhei reencontros de parentes e amigos que há muito não se viam e me senti extremamente grata por ter sido escolhida, por estar ali vivenciando aquela sensação de vida pulsante com aquela família. 

Pensando em todo esse misto de sentimentos e alegrias, preparei esse textinho para vocês com as cinco principais razões para vocês se apaixonarem de vez pelas mini festinhas. E se a festa do seu filho (a) precisou ser remarcada, cancelada ou teve a lista de convidados extremamente reduzida, aposto que o texto abaixo vai te ajudar a ressignificar qualquer sentimento de frustração que vocês tenham tido e olhar para esse momento como uma oportunidade genuína de fazer a vida valer a pena. Vem comigo!


As cinco razões para uma mini festinha em casa


Razão 1 - PELO MOMENTO HISTÓRICO

As crianças não têm nada a ver com isso e provavelmente são as que mais estão sofrendo do estresse acumulado desse período tão trancado dentro de casa, mas elas são atores desse momento histórico, parte integrante, assim como eu e você. A importância do registro é porque, mais do que uma época que queremos que passe, é um período que nunca vamos esquecer. E olhando para daqui 20, 30 anos, seus filhos merecem se lembrar e entender o que aconteceu e porque eles tiveram uma festa em casa, com pouquinhos convidados, muitas vezes só com os pais e os irmãos. 


Razão 2 - PELOS LAÇOS AFETIVOS

Devido a necessidade de isolamento social, fazer uma festinha em casa nos trás a tarefa de pensar demais na lista de convidados. Eu imagino que tem uma galera que vocês gostariam de ter chamado e não deu, mas já pensou no valor afetivo do convite? Imagina só como se sentirá especial quem for convidado por você nesse período e, pensem só: como é interessante esse exercício de entender quem de fato é realmente essencial na vida do seu filhote (a)? Ah, e ainda tem as chamadas de vídeo online! Precisamos agradecer a tecnologia por nos permitir continuar próximos, mesmo a distância. 



cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinhas-em-casa-03 cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinhas-em-casa-02


Razão 3 - PELA CHANCE DE COLOCAR A MÃO NA MASSA

Das festinhas que fotografei até o momento, todas tiveram como característica principal quase tudo feito pelos pais. Desde a arrumação da casa, até a decoração da mesa, lembrancinhas, petiscos. Cansa, eu sei, mas é muito prazeroso, de verdade gente. Mesmo para pessoas pouco habilidosas com essas coisas, como eu. Ah, e ainda tem uma outra questão: a criança pode participar e ajudar. Ah, e tem mais, tem o adendo da decoração ficar ainda mais afetiva contando com os elementos da casa


cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinha-em-casa-04


Razão 4 - SEM PROTOCOLOS DE COMPORTAMENTO

Gente, festa em casa de festas, salão de festas etc. são deliciosas. Claro que sim e eu estou louca para voltar a fotografar. Mas vamos combinar que são cheias de regras, né? E em casa, fica como? A vontade, meu povo. Preciso falar mais do que isso? Liberdade pura para o horário de começar, de terminar, para a definição dos comes e bebes, das musiquinhas, de bagunçar o quarto todo brincando com seu filho, de comer os docinhos antes do parabéns. Ah, e os pais ainda podem beber sem se preocupar em dirigir ou ficar em muito exaustos. Particularmente, desconfio que a criança se diverte horrores com toda essa comodidade. Dá até pra ficar de chinelo, pessoal. 


cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-minifestinhas-em-casa-06


Razão 5 - ENSAIO FOTOGRÁFICO NO MEIO DA FESTA

Sim, gente, estou puxando a sardinha para a minha profissão. Claro! Alguns clientes me procuraram para fazer a mini festinha em casa e se surpreenderam com o fato de que no meio da cobertura da festa tem um mini-micro ensaio fotográfico. Sim, isso mesmo. Afinal, se eu já estou lá, porque não aproveitar esse momento e fazer uma dobradinha e dar àquela família fotos espontâneas e/ou dirigidas, aproveitando o espaço do ambiente? Tudo mais leve e tranquilo e ainda comemorando a celebração daquele dia. E se você, pai ou mãe, tomou a inteligente decisão de contratar um fotógrafo para registrar essa mini comemoração, aproveite o despojamento e se entregue ao momento. Celebrem a vida! Ela é muito rara para não ser comemorada. 


cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinhas-em-casa-100 cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinhas-em-casa-15 cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinhas-em-casa-20 cinco-razoes-para-se-apaixonar-pelas-mini-festinhas-em-casa-30


Observação: Antes da chegada da pandemia, eu já realizada a cobertura fotográfica de mini festinhas, com valor diferenciado das festas tradicionais. Se você deseja muito fazer uma mini festinha para seu filho, mas quer aproveitar a flexibilização das regras de isolamento para comemorar fora de casa, confere esse post aqui: Mini Festinha - Emanuel faz 1.